• Benefícios do Óleo Essencial de Melaleuca.

    Entenda como esse óleo pode ajudar.

Se fosse para você ter somente um único óleo essencial em casa, escolha o óleo essencial de melaleuca (tea tree). Ele tem inúmeras propriedades, portanto, é extremamente útil para se ter à mão.

O óleo essencial de melaleuca apresenta propriedades antissépticas, antifúngicas, parasiticidas, germicidas, antibacterianas e anti-inflamatórias.

Os benefícios do óleo de melaleuca para saúde são muitos e variados. É um óleo essencial extraído das folhas e ramos de uma árvore popularmente conhecida como “árvore de chá” e tem grande importância para a medicina pelos seus efeitos comprovados de ação bactericida e antifúngica contra organismos que nos causam doenças.

1) Cicatrizar Feridas

Devido às suas propriedades bactericidas, o óleo de melaleuca é bastante eficaz na eliminação de bactérias como E. coli, S. pneumoniae, H. influenzae, S. aureus ou outras bactérias que podem causar infecções através de feridas abertas. Além disso, também vai acelerar a cicatrização e reduzir a inflamação. Encontramos no óleo de melaleuca propriedades antissépticas: recomendáveis para tratar feridas e prevenir infecções causadas a partir de infecções e queimaduras. O óleo de melaleuca também ativa os glóbulos brancos, acelerando o processo curativo.

Como usar: Limpe bem o local afetado. Misture 2 gotas do óleo de melaleuca em uma colher de chá de um óleo vegetal (o óleo de copaíba por exemplo). Passe na ferida e faça um curativo. Repita isso 1-2 vezes ao dia até que a ferida desapareça.

2) Melhorar o Sistema Imunológico

Devido às sua propriedades, o óleo de melaleuca fortalece a imunidade. É indicado para pessoas que sofrem com a herpes comum e estão no meio de um surto de infecções virais. Para quem está com baixa imunidade, o óleo de melaleuca funciona também como revigorante.

Como usar: Colocar algumas gotas na água quente e respirar, ou colocar as gotas em um lencinho de papel e respirar profundamente.

3) Problemas Respiratórios e Gripes

O óleo é também excelente para quem tem problemas com asma. Ele é analgésico, antibacteriano, antisséptico, antiviral e expectorante. Pode misturar também com o óleo essencial de hortelã e eucalipto, que possuem funções semelhantes.

Como usar: Colocar umas gotas na água quente e respirar, ou colocar umas gotas em um lencinho de papel e respirar profundamente. Outra forma é separar uma quantidade de Vick e misturar 2 gotas do óleo essencial, passar no peito e nas costas.

4) Ajudar a Aliviar Dores

Princípios ativos encontrados no óleo de melaleuca aliviam e relaxam dores musculares. As propriedades anti-inflamatórias são ótimas para tratar aquelas dores pós-treino. Ele estimula o fluxo sanguíneo para a área específica, acelerando a cicatrização e aumentando a taxa de novos tecidos e no crescimento celular.

Como usar: Separe uma colher de sopa de óleo vegetal (pode ser coco, amêndoas, copaíba). Misture 3 gotas de óleo essencial de melaleuca e passe no local da dor, massageando bem.

5) Prevenir o mau hálito, aftas e dores de garganta

O óleo de melaleuca ajuda a combater os micro-organismos que provocam as cáries e o mau hálito, devido às suas propriedades antissépticas e antibacterianas.

Como usar: Separe meio copo de água, uma colher de sobremesa de água oxigenada e 2 gotas de óleo essencial de melaleuca. Misture e faça um bochecho.

6) Tratar as Unhas

Devido às suas propriedades fungicidas, o óleo de melaleuca ajuda a tratar micose nas unhas, podendo ser usado sozinho ou em combinação com outros remédios.

Como usar: Podem ser aplicadas umas gotas de óleo de melaleuca diretamente nas unhas. Pode também misturar com algum óleo vegetal de sua preferência e aplicar nas unhas afetadas.

7) Problemas no couro cabeludo

O óleo de melaleuca é bastante eficaz no tratamento da caspa, melhorando a aparência do couro cabeludo e acalmando também a coceira. O óleo de melaleuca é constantemente usado no tratamento e na prevenção também da queda de cabelo. Ainda oferece ao couro cabeludo propriedades restauradoras, que trazem o brilho e hidratação aos fios.

Como usar: Você pode fazer uma massagem no couro cabeludo. Separe uma colher de sopa de óleo vegetal (coco, jojoba, semente de uva ou copaíba) e acrescente 2 gotas de óleo essencial de melaleuca e 2 gotas de óleo essencial de alecrim. Passe no couro cabeludo, massageando bem. Deixe agir 15 minutos e lave os cabelos normalmente.

8) Acne e espinhas

A melaleuca reduz a acne devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas e capacidade para inibir o crescimento de bactérias, como é o caso da Propionibacterium acnes(bactéria causadora da acne). O óleo é um antibiótico e antisséptico poderoso e, ao mesmo tempo, é suave, o que ajuda na redução das bactérias que se alojam sobre a pele. Ele é mais usado como um tratamento local mas também acalma as inflamações e vermelhidão ao redor da acne.

Como usar: Pode ser usado diretamente na acne com um cotonete. Ao fazer uma máscara de argila verde, acrescente uma gota de óleo essencial de melaleuca. Outra maneira de tratar a pele é acrescentar umas gotinhas do óleo essencial de tea tree no seu gel hidratante.

9) Limpar a casa e problemas com mofo

As propriedades antibacterianas e antissépticas são as principais causas que o tornam um agente importante na luta contra o mofo ou bolor – como também é chamado – causado pela proliferação de fungos.

Como usar: Misture algumas gotas de óleo com a água dentro de um borrifador. Agite bem e aplique sobre rejuntes de azulejos, pode ser também a parede de um armário, e até brinquedos que estejam com mofo. Após aplicar sobre a área com mofo, deixe o produto agir. Para a limpeza da casa, separe uma quantidade de água que é utilizada para essa finalidade e em seguida, adicione algumas gotinhas do óleo. Essa solução é excelente para lavar balcões, pias, fornos, ou áreas de animais.

Onde comprar o óleo de melaleuca?

O sucesso do óleo de melaleuca ganhou espaço nas prateleiras das lojas de produtos naturais em todo Brasil. Você poderá compra o produto nas lojas online e casas de produtos naturais. O óleo de melaleuca é, sem dúvida, um poderoso presente da natureza. Mas, ele não é um medicamento, e sim um complemento para ajudar em alguns dos tratamentos mencionados acima. Por isso, caso algum dos sintomas que mencionamos persista, vá ao médico. Busque sempre o melhor para o seu bem-estar e para a boa saúde.


Fonte: Beleza e Saúde


  • Cadastre-se para receber notícias

    Digite seu e-mail abaixo