• Os nutrientes por trás da taiada

    Confira as curiosidades desse doce típico de Caçapava

Quando o assunto é sobre o município de Caçapava, a tão conhecida Cidade Simpatia, é inevitável que passe pela cabeça a imagem de um doce marrom de textura esfarelada, cujo sabor é bastante marcante: a taiada.

Considerada como patrimônio cultural de Caçapava, a taiada está presente nas mesas dos caçapavenses há mais de cem anos. Uma das curiosidades históricas do doce é que os soldados os quais serviam no Regimento Ipiranga de Caçapava tinham o costume de ir a um bar, localizado, na época, em frente ao quartel, para comprar a iguaria. Esta ação era tão frequente que acabou virando uma tradição entre os militares.

Quando se despediam dos caçapavenses, os soldados diziam “tchau taiada!”, cuja expressão deu origem ao apelido para quem nascera na Cidade Simpatia, que é, obviamente, o próprio nome do doce. Desde então, essa denominação esteve enraizada na cultura do município.

Feita a partir do melado de cana-de-açúcar, farinha de mandioca e gengibre, a taiada possui diversos nutrientes benéficos à saúde.  Embora o alto valor calórico, a iguaria ajuda na prevenção de diversas doenças, como gripe e bronquite, além de conter vitaminas A, B e C, ferro, cálcio, potássio e magnésio.

Muito mais que uma tradição de Caçapava, a taiada pode ser aliada à saúde por contar com o gengibre, cujo ingrediente natural é combatente direto contra enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer, bem como previne doenças cardíacas e problemas musculares – além de dar aquele toque especial no sabor do doce.

Um dos motivos pelos quais a taiada era bastante consumida por trabalhadores que exerciam funções braçais, como os militares na época, por exemplo, é pelo fato de ela ser rica em carboidratos, oferecendo a energia o suficiente para a execução das tarefas. Além disso, por conter potássio e ferro, o doce impede que certos problemas de saúde, como câimbras e anemia, venham à tona.

Com todas essas qualidades, não é á toa que a taiada se tornou um dos principais pratos da culinária de Caçapava, pois não só os paladares que se simpatizam com ela, mas também a saúde. Em outras palavras, a taiada é pura simpatia!


  • Cadastre-se para receber notícias

    Digite seu e-mail abaixo