Programa Viva Melhor

O objetivo do programa é identificar, gerenciar e acompanhar os beneficiários de 40 a 85 anos, portadores de doenças crônicas Hipertensão, Diabetes, Dislipidemia e Obesidade, buscando a promoção da saúde e o não agravamento da doença, visando à diminuição da morbidade e redução dos anos perdidos por incapacidade. O gerenciamento de doenças crônicas foca no cuidado ao sujeito doente e busca a construção de uma estrutura de apoio que possibilite ao mesmo, e a seus familiares, enfrentar os problemas cotidianos advindos da enfermidade.

Elegibilidade:

População Alvo: Beneficiários Unimed Caçapava, com idade entre 40 e 85 anos, portadores de Hipertensão, Diabetes, Dislipidemia e Obesidade;  Ser beneficiário Unimed Caçapava;  Ter médico assistente (acompanhamento clínico);  Estar ativo no plano.   Fazer parte de um dos Programas de prevenção a saúde no departamento Espaço Viver Bem. 

Os interessados deverão entrar em contato com o departamento para maiores informações, ou trazer encaminhamento do médico assistente para realizar a triagem para inclusão ao Programa.

O beneficiário ativo no programa poderá ser excluído através do: Encerramento do contrato assistencial de saúde; ou a qualquer momento por Desistência do Programa por parte do beneficiário. 

Adesão e Captação:  

Banco de dados: A equipe multiprofissional poderá utilizar dos indicadores assistenciais para captar beneficiários para o programa:  

  • Número de consultas realizadas com os cooperados, nas especialidades: Cardiologia, Endocrinologia, Geriatria e Clínica Geral;
  • Divulgação em site, cartazes nas empresas clientes, e-mail marketing para empresas clientes, cooperados e clínicas credenciadas; banners e flayrs;  
  • Espontânea ou encaminhamento médico, deverá portar encaminhamento médico com cópia da receita medicamentosa, comprovando a doença crônica existente.                                                                                                                                         

REGRAS DE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA: 

  • Avaliação do beneficiário: Após inclusão do beneficiário ao programa, seguindo critérios de elegibilidade, será realizada a avaliação inicial (médico do programa) para classificação de risco e coleta de dados de saúde e hábitos de vida para direcionar ao plano de cuidado do mesmo;
  • Assinatura do termo de consentimento: Deve ser assinado pelo beneficiário/familiar, autorizando a sua inclusão no Programa;
  • Inclusão do beneficiário nos Programas de Prevenção à Saúde para acompanhamento da equipe multidisciplinar como plano de ação (considerando apto ao programa o encaminhamento realizado pelo médico assistente). 

 Os beneficiários do Programa Viva Melhor, estarão inscritos em um dos Programas de prevenção e melhora de hábitos de vida e participarão das atividades propostas nos programas: Atividade Física e ou terapêutica (2x na semana), orientação nutricional, orientação psicológica e grupos educativos (palestras e/ou oficinas).

Todas essas atividades estão descritas nos Programas do departamento, seguem Cronograma Anual do Departamento e Procedimento Operacional Padrão específico para cada Programa.
 

Confira o horário de atendimento aos beneficiários:

  • Central de atendimento Espaço Viver Bem

    De segunda a quinta-feira - das 7:30 às 18:30 e as sextas-feiras das 8:00 às 17:00.