Viva a Vida

O objetivo do Programa é oferecer um suporte neste momento especial na vida da gestante e do seu bebê, proporcionando através do acolhimento informações e orientações quanto à gestação saudável e melhor qualidade de vida da gestante e do bebê, principalmente no período da amamentação.

População Alvo:  Todas as beneficiárias Unimed Caçapava, que se encontram em período gestacional e até um ano de vida do bebê.

As interessadas deverão entrar em contato com o departamento para maiores informações, ou trazer encaminhamento do médico assistente para realizar a triagem para inclusão ao Programa.

As beneficiárias ativas no programa poderão ser excluídas através do: Encerramento do contrato assistencial de saúde; ou a qualquer momento por Desistência do Programa por parte do beneficiário. 

As atividades realizadas no programa envolvem:

  • Busca ativa: Será realizada através do rastreamento das beneficiarias que realizaram a ultrassom morfológica;
  • Avaliação com Enfermagem;
  • Acompanhamento com Equipe Multidisciplinar (enfermagem, psicóloga e Nutricionista), Após o nascimento, o bebê receberá a visita hospitalar, domiciliar e o acompanhamento da enfermagem por monitoramento e a mãe poderá receber orientação nutricional e psicológica até o bebê completar um ano de vida, caso desejar;
  • Atividade Física realizada pelo educador físico e/ou fisioterapeuta;
  • Grupo Educativo – são práticas educativas em saúde, consideradas como recurso de transformação dos hábitos de vida diária, através da capacitação da beneficiária por meio de palestras, incentivando o autocuidado. Essa atividade será realizada somente para as gestantes que estiverem ativas na atividade física;
  • Encontro de Gestantes – a cada três meses será realizado no auditório do Espaço Viver Bem um encontro, onde serão oferecidas palestras com profissionais da área da saúde, com o objetivo de orientar e preparar as mesmas. Essa atividade será oferecida a todas as inscritas no Programa.

Confira o horário de atendimento aos beneficiários:

  • Central de atendimento Espaço Viver Bem

    De segunda a quinta-feira - das 7:30 às 18:30 e as sextas-feiras das 8:00 às 17:00.