Diretoria

Mensagem da Diretoria

O ano de 2020 foi drasticamente atípico e desafiador, em âmbito mundial. O vírus Sars-COV-2, à medida que se alastrou e ganhou dimensão pandêmica, nos impôs sérias adaptações e restrições, tanto pessoais quanto profissionais. Nesse contexto, tanto nossa atuação como médicos, quanto nossa Unimed sofreram graves impactos. A despeito de sermos formados e estudiosos da saúde, tivemos abalada nossa autonomia e, paradoxalmente, vivenciamos fases de insegurança e medo, que ainda perduram em maior ou menor grau e frequência. A economia, a sociedade e a vida das pessoas tiveram de ser revistas e reprogramadas, diante de uma crítica realidade.

Em decorrência do cenário ácido descrito acima, a Unimed Caçapava implementou três frentes de atuação estratégica: esforçar-se na preservação da robustez de seu negócio, adaptar-se com celeridade às necessidades e exigências sanitárias e, por fim, preservar ao máximo, dentro de suas possibilidades, a condição econômica de seus médicos cooperados.

No ano de 2020 o setor de saúde suplementar, dado às circunstâncias, revelou crescimento muito pequeno. Foi necessário grande esforço para a manutenção dos nossos beneficiários (mais de 14 mil), em um cenário de concorrência pelo market share. Empresas sofreram sérias dificuldades, algumas delas inclusive abrindo falência. Trabalhadores perderam seus empregos ou tiveram sua jornada de trabalho e salário reduzidos. A taxa de desemprego atingiu a marca de 14,1% (2,9% maior do que em 2019) e, como agravante, a inflação teve um aumento de 4,52% (maior índice desde 2016), impactando o custo de vida de toda a sociedade. Nesse cenário crítico, a Unimed Caçapava adaptou com agilidade todos os seus recursos, viabilizando a preservação de seu protagonismo regional e mantendo a qualidade de seus serviços. Essas ações culminaram com a manutenção de sua condição econômico-financeira e a continuidade de seu planejamento estratégico

Visando colaborar e estar alinhada com as ações municipais no combate à pandemia, nossa Unimed integrou o gabinete de crise instituído pela Prefeitura de Caçapava. Nossos recursos próprios (Hospital, Laboratórios, SOU, Farmácia e Espaço Viver Bem) foram impactados e adaptados, em linha com as diretrizes nacionais, estaduais e municipais de saúde. Rotinas, protocolos, aquisição de insumos e equipamentos de proteção individual, rearranjos estruturais e tecnológicos, etc., foram necessários, em linha com as diretrizes sanitárias. Essas implementações resultaram na manutenção da qualidade e do potencial de atendimento de nossos serviços, preservando-se a segurança e a integridade de nossos médicos, corpo de enfermagem e demais colaboradores, bem como de nossos beneficiários.

O terceiro importante foco de atuação estratégica que a Unimed Caçapava conseguiu viabilizar foi a preservação da média mensal de honorários médicos a todos os seus cooperados, nos meses iniciais e mais restritivos da pandemia (abril a julho), durante os quais ocorreu o impedimento do trabalho em âmbitos ambulatorial (consultórios) e hospitalar eletivo.

Nossa Unimed Caçapava sente-se orgulhosa de sua força, resiliência, capacidade e agilidade para adaptação a mudanças, ao analisar seus feitos e resultados em 2020. Alinhamento, cumplicidade, capacidade técnica, empatia, comunicação, entre outras habilidades, marcantes no nosso corpo de colaboradores e médicos cooperados, foram fundamentais nessa construção e condução conjunta, num ano trágico e inesquecível para todas as nossas vidas.

Agora temos que olhar para frente e nos preparar para os desafios que, certamente, iremos enfrentar em 2021. A pandemia persiste, agravada pelas variantes do novo Coronavírus. A imunização de nossa população ainda vem ocorrendo em velocidade aquém do necessário, para a contenção da disseminação do vírus. A saúde física e mental de importante parcela da população foi abalada, e teremos que estar preparados para lidar com as sequelas desse abalo. Dessa forma, nossa diretoria pede para que sigamos unidos, reforçando nossas habilidades técnicas e de relação interpessoal, ajudando-nos uns aos outros, e acolhendo nossos clientes e pacientes da forma mais humanizada possível, posto que eles são o grande cerne do nosso trabalho e da existência de nossa cooperativa.

Saúde e sucesso a todos nós!
Saudações cooperativistas.

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.